Egito – pirâmides
Imagem das pirâmides do Egito.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/Khafre%27s_Pyramid.jpg
1. Conteúdo para ser
trabalhado em sala de aula
- Textos: “Pirâmides do Egito”
Juntamente com a cópia do texto, o
professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar
esse momento, como o que segue abaixo.
Roteiro de leitura:
- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado
no texto?
- Qual parte chamou mais a atenção?
Por quê?
- Havia algo que você já conhecia? O
quê? E o que você não sabia?
Em seguida, o professor deverá pedir
para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes
chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.
Algumas perguntas norteadoras:
- O que mais chamou a atenção no
texto que vocês leram?
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Onde ficam?
- Por que foram construídas?
- Quais são as características do
Egito?
- Quais são os aspectos culturais
desse país?
- Há algo que queiram compartilhar?
Observamos que este momento é
importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem
como favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Prosseguindo à aula, sugerimos que
para a próxima atividade possa ser realizada, os alunos se dirijam à Sala de
Vídeo da escola.
2- Tecnologia utilizada:
Vídeo do youtube.com - PIRÂMIDES
DO EGITO-SEGREDOS REVELADOS...
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=y7N3FvYOKgc&feature=related
Imagem do vídeo “As pirâmides do
Egito – parte 1 e de 2” – disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WddVbNL8p_E
Sugerimos que após a apresentação do
vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor
promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns
questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.
- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- O que mais lhes chamaram a atenção?
- No vídeo há alguma informação
diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?
- Vocês acham que as Pirâmides são
bonitas?
- Por que são uma das sete maravilhas
do mundo?
- Há algo que queiram compartilhar?
Este é um importante momento, pois
além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá
esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado nos vídeos.
Através da próxima atividade, os
alunos poderão sistematizar os conhecimentos que aprenderam durante a aula por
meio da confecção de um mural com imagens e informações sobre as Pirâmides do
Egito.
Em grupos – confecção de cartazes
Os cartazes deverão ter imagens das
Pirâmides do Egito e informações sobre elas, bem como sobre o Egito.
Sugerimos abaixo alguns temas para a
confecção dos cartazes:
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Onde ficam?
- Como surgiram?
- Como foram construídas?
- História do Egito Antigo;
- Aspectos sobre a religião e
economia do país nessa época.
- Diferenças entre o Egito e o Brasil
(aspectos culturais, como os programas de televisão, entre outras coisas);
- Vestimentas das mulheres.
- Economia do Egito;
- Qual é a moeda usada e as
principais formas de comércio.
- Arte do Egito;
- Música do Egito.
Sugestão de sites:
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos
os momentos:
· Desenvolvimento de
leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da
aula;
· Produção de um
mural com imagens e resumo sobre o que são as Pirâmides do Egito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário