segunda-feira, 21 de maio de 2012

Egito – pirâmides

Imagem das pirâmides do Egito. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/Khafre%27s_Pyramid.jpg
1.  Conteúdo para ser trabalhado em sala de aula

- Textos: “Pirâmides do Egito”


Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.

Roteiro de leitura:

- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte chamou mais a atenção?  Por quê?
- Havia algo que você já conhecia? O quê? E o que você não sabia?   

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.

Algumas perguntas norteadoras:

- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Onde ficam?   
- Por que foram construídas?   
- Quais são as características do Egito?
- Quais são os aspectos culturais desse país?
- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.

Prosseguindo à aula, sugerimos que para a próxima atividade possa ser realizada, os alunos se dirijam à Sala de Vídeo da escola.


2- Tecnologia utilizada:

Imagem do vídeo “As pirâmides do Egito – parte 1 e de 2” – disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WddVbNL8p_E 

Sugerimos que após a apresentação do vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.

- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- O que mais lhes chamaram a atenção?
- No vídeo há alguma informação diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?
- Vocês acham que as Pirâmides são bonitas?
- Por que são uma das sete maravilhas do mundo?
- Há algo que queiram compartilhar?

Este é um importante momento, pois além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado nos vídeos.

Através da próxima atividade, os alunos poderão sistematizar os conhecimentos que aprenderam durante a aula por meio da confecção de um mural com imagens e informações sobre as Pirâmides do Egito.  

Em grupos – confecção de cartazes
Os cartazes deverão ter imagens das Pirâmides do Egito e informações sobre elas, bem como sobre o Egito.

Sugerimos abaixo alguns temas para a confecção dos cartazes:     
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Onde ficam?
- Como surgiram?
- Como foram construídas?
- História do Egito Antigo;
- Aspectos sobre a religião e economia do país nessa época.
- Diferenças entre o Egito e o Brasil (aspectos culturais, como os programas de televisão, entre outras coisas);
- Vestimentas das mulheres.
- Economia do Egito;
- Qual é a moeda usada e as principais formas de comércio.
- Arte do Egito;
- Música do Egito.

Sugestão de sites:

Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos:
·         Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
·         Produção de um mural com imagens e resumo sobre o que são as Pirâmides do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário